Como realizar uma epilação segura e eficaz em peles mais sensíveis!

A pele de uma pessoa idosa tem a característica de ser mais fina e sensível que as demais, mas isso não os impede de passar pela epilação com segurança. Que tal nos aprofundarmos mais no assunto? Confira esta matéria e garanta uma epilação segura até mesmo para peles mais sensíveis!

Como consequência do envelhecimento relacionado a fatores externos como a exposição solar inadequada, hábito de fumar, hábitos alimentares e etc. e fatores internos como a diminuição da capacidade de reter líquidos, diminuição da produção de colágeno e elastina, diminuição da produção de suor e óleos pelas glândulas sebáceas, a derme (camada intermediária da pele, localizada logo abaixo da epiderme) vai perdendo cada vez mais elasticidade, hidratação e oleosidade. Além disso, ocorre uma lentificação da reposição das células da epiderme. Tudo isso faz com que a pele fique mais fina, frágil, propensa a descamação, fissuras e consequentemente mais vulnerável a lesões, infecções e manchas.

E é por isso, que você epiladora, deve se certificar de que você e seu cliente tomarão todos os cuidados necessários antes, durante e após o procedimento, para evitar que algo de ruim aconteça. Não é mesmo?!

Separamos algumas dicas para você assegurar a integridade da pele sensível:

1º Não realize a epilação se a pele estiver previamente irritada, lesionada ou com alguma infecção, pois pode ocorrer a piora de um quadro alérgico ou infeccioso pré-existente.

2º Diga a seu cliente para ​​evitar vir no dia da epilação com roupas apertadas ou de tecidos que retém o calor e dificultam a transpiração.

3º Faça a higienização da região a ser epilada sempre antes do procedimento. O ato de arrancar o pelo desde sua raiz provoca abertura dos poros e, se a pele não estiver limpa, pode ocorrer a entrada de bactérias pela região em que os pelos foram removidos, causando foliculite. Dica: utilize o Gel Prépil Starpil que tem princípios ativos hidratantes, calmantes e higienizantes;

4º Utilize ceras de baixa fusão (que não necessitam de temperaturas exorbitantes para derreter) e que são próprias para peles sensíveis como as ceras Starpil de Coco e Rosa. 

5º Use nosso Óleo Pós Depilação que, além de remover os resíduos de cera, auxilia na regeneração da pele por conter o Óleo de Rosa Mosqueta.

Por fim, sempre passe as orientações pré e pós depilatórias, oriente principalmente a ingerir água com frequência, não tomar banhos quentes, hidratar a pele, passar protetor solar diariamente e consultar um médico dermatologista caso seja necessário.

Fontes:

  • Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cartilha de cuidados com a pele da pessoa idosa [internet]. Acesso em 10 maio de 2021. Disponível em: https://www.sbd.org.br/mm/cms/2019/03/18/cartilha2sbd-cuidados-da-pessoa-idosasite.pdf
  • DE CARVALHO LIRA, Ana Luisa Brandão et al. Integridade da pele em idosos: revisão da literatura segundo as cartas de promoção da saúde. Cogitare Enfermagem, v. 17, n. 4, 2012.
  • Pérez FL. (2011) La piel del anciano. Curso de Atención farmacêutica en dermatologia. 463:1-4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *